20 de maio de 2010

Adoniran se sentia um palhaço triste

Um erro é confundir a obra de Adoniran Barbosa como algo alegre. Boa parte de suas canções é melancólica. Mas essa melancolia era disfarçada pelo humor que só ele tinha. Adoniran era um "palhaço triste", como alguns o definem. Ou há coisa mais amargurante (mas engraçada) que Saudosa Maloca? Ouça com atenção no vídeo abaixo trecho do samba no programa MPB Especial, atual Ensaio.
.
Isto posto, vamos a uma história contada pelo artista plástico Elifas Andreato, o melhor autor de capas de disco do Brasil. Era finzinho dos anos 1970. O diretor de uma gravadora pediu um desenho para a capa do novo elepê de Adoniran. Elifas, com sensibilidade, o desenhou como um palhaço triste, com lágrimas aos olhos (imagem acima; clique para ampliá-la).
.
O diretor reclamou: "Olha, Elifas, acho que o Adoniran não vai gostar nada de ser retratado desse jeito. Faça uma outra". O desenho foi refeito de um jeito tradicional, até careta.
.
Poucos meses depois Adoniran viu a imagem original. E, realmente, não gostou nada... De não ter sido usada na capa do disco. Ligou para o artista plástico: "Eu sou este palhaço triste, não aquele alemão que você pôs no elepê". Acatar a opinião do diretor da gravadora se tornou um dos maiores arrependimentos da carreira de Elifas.

2 comentários:

Eliana disse...

O texto é bem interessante. Legal sabermos de algumas curiosidades sobre ele!
Ele estava certíssimo! Acharia também que a figura do palhaço era seu esterótipo!Alí qualquer um conseguiria vêr sua alma! Uma alma amargurada do passado,da convivência com a miséria e o quanto foi difícil lutar por seu reconhecimento!
"o mundo é uma escola
A vida é um circo"
Bjssssss

Tati disse...

Parabéns pelo Blog!

Venha me fazer uma visita
Link:http://receitasdatatialves.blogspot.com/