17 de junho de 2010

Francis e Antonio gravaram o melhor disco de 1967

A bossa nova fez mais do que sacudir Nova Iorque em 1962, no histórico show de músicos brasileiros no Carnegie Hall. Parte mudou-se para os Estados Unidos, como João Gilberto, o grupo Bossa Três e Tom Jobim. No país, o compositor produziu discos e ensinou os norte-americanos a tocar o ritmo do momento.

Com saudade do Brasil, Tom desembarcou no Rio em julho de 1964. Tratou de retomar a vida, fazer coisas nas quais era craque. Ficar horas tomando chopes no Veloso, por exemplo. Numa tarde qualquer, porém, estava no bar quando recebeu um telefonema que mudaria sua vida por um tempo. Ao atender, demorou para crer que o sujeito que falava inglês era Frank Sinatra. A Voz o convidava para gravar um disco. E ainda pediu: "Não tenho tempo para aprender canções novas e detesto ensaiar. Vamos ficar com as mais conhecidas, os clássicos".

Era a senha para Tom voltar aos Estados Unidos. Deste encontro histórico sairia o disco Francis Albert Sinatra e & Antonio Carlos Jobim - eleito pela crítica norte-americana o melhor álbum de 1967 -, com direito a um dueto magistral em Garota de Ipanema (assista ao vídeo abaixo). Foi o segundo disco mais vendido do ano, perdendo somente para Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. A dupla se reuniria novamente em Sinatra & Company, dois anos depois.

6 comentários:

Artur de Bem disse...

Pera aí... o blog não é sobre samba?
O que a bossa nova tá fazendo aqui?

Bruno Hoffmann disse...

Bossa é uma vertente do samba. E João Gilberto é o próprio samba.

Artur de Bem disse...

Beleza!
É o suficiente pra eu parar de seguir teu blog.

Conselho: Lê José Ramos Tinhorão.

Bruno Hoffmann disse...

Beleza, cara, boa sorte na caminhada.

Ouvir João Gilberto e não ver samba é o mesmo que olhar pro mar e não ver peixe. Há um monte por baixo de ambos.

Bruno Hoffmann disse...

A tempo: estou falando de João Gilberto. Não de Carlos Lyra, Bôscoli, etc.

Karol Gonçalves disse...

Fiquei imaginando o Frank Sinatra na linha esperando Tom Jobim virar uma dose cruzando o Veloso!