11 de maio de 2008

Tristeza com ritmo

A base do samba é a amargura, e não a alegria. Ou, melhor: é uma tristeza com ritmo contente. É a desesperança dançante. É enganar o mal. Como diria Assis Valente no clássico Alegria, “Minha gente era triste e amargurada e inventou a batucada pra deixar de padecer. Salve o prazer, salve o prazer”.

Outro exemplo clássico é uma marchinha criada em Mangueira que se popularizou na voz de Elza Soares que, num ritmo delicioso, é posta tal letra: “Ai, ai, meu Deus! Tenha pena de mim/ todos vivem muito bem só eu que vivo assim/ trabalho, não tenho nada, não saio do miserê/ Ai, ai meu Deus, isso é pra lá de sofrer (...) E pra matar o tempo e não falar sozinho/ Amarro essa tristeza com as cordas do meu pinho”.

É o que os sambistas têm feito há quase um século. Amarrar a tristeza com as cordas do pinho e do cavaquinho. É saber que tristeza não tem fim, felicidade sim. É notar que é feliz aquele que sabe sofrer. É voltar ao jardim com a certeza que se deve chorar. É perceber que era mentira que enfim se vivia o grande amor. É pedir um último desejo.

E a última oração do parágrafo anterior é o lugar no qual se está o samba mais triste da história. Noel, e tinha que ser Noel. Sem esperança, sem alegria, sem ironia, sem retrato, sem bilhete, sem luar, sem violão. É o funeral do amor. Mas pede um inegável último desejo. Só arrepia.

Colocar a letra desta música é pouco. Abaixo segue o vídeo. Aperte o play e diga amém.

6 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima música! Grande descoberta... o blog e a música.

Unknown disse...

"O samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre a esperança
De um dia não ser mais triste não"

Bruno Hoffmann disse...

"O samba é pai do prazer, o samba é filho da dor".

Anônimo disse...

Nossa, amei seu blog... Sou eu, a Fê da comu do Chico... Bem... o samba é tudo isso que vc disse sim... e eu diria mais... o samba é a expressão mais alegre da tristeza... da desilusão... é gostoso demais o samba! é o retrato do Brasil! Um povo que tem tudo pra ser triste, mas canta e tenta ser feliz! "Eu quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba" Bjsss

Sobre Todas as Coisas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sobre Todas as Coisas disse...

O blues e o samba tem essa melancolia em comum nas suas melodias. Por isso gosto tanto dos dois.