4 de outubro de 2006

"Sim, eu tenho medo"

A frase do título deste texto é da Regina “Tenho Torcicolo” Duarte, dita no programa eleitoral do então candidato à presidência (e agora governador de São Paulo) José Serra, em 2002. A sorridente atriz se dizia com medo do Lula, não se sabe bem por quê. Agora, com a licença da global, é a minha vez de dizer: eu tenho, muito, medo.

Medo do misto de ignorância, conservadorismo e preconceito dos paulistas; medo do Maluf, Campos Machado, Valdemar Costa Neto, Frank Aguiar, Collor e Clodovil, todos levados ao congresso pelos braços do povo; medo da onda anti-Lula, que beira o fascismo, qualificando-o apenas como “bêbado, ladrão e analfabeto” (assim como gostamos de adjetivar os pobres); medo por viver um dos períodos mais miseráveis em ideologias deste País.

O segundo turno se aproxima, e até lá terei que ouvir coisas parecidas como as que ouvi hoje num bar, de um “fazendeiro do Mato Grosso que acaba de voltar da Europa” (ele se apresentou assim!): “Lula é um vagabundo bebum. Assim como esse pessoal do MST, que quer terra sem trabalhar. Só mais uma coisa: por que você deu R$ 1 praquele pedinte? Essa cambada quer vida fácil; aposto que ta indo pro bar tomar cachaça”. É, vocês me assustam.

5 comentários:

Liginha disse...

PSDB - 16 anos seguidos governando São Paulo, perdoe-os, Senhor. Eles não sabem o que fazem...

Anônimo disse...

Ainda não sei o que dá na cabeça de um cidadão que vota em um candidato que segue a moda "um atrás do outro". Calma, não é homofobia, mas, se ele brinca na sua própria campanha, não se pode esperar resultados muito sérios. Não acha?

Bruno, adorei seu blog! vou terminar de ler..

bjos

Unknown disse...

Oi Bruno.
Pois é, é muito tucano sobrevoando e posando em SP! E olha que existe um monte de aves em extinção e essa aí, é resistente, né! Poxa vida.
Eu sou de SP também, mas não aguentei. É dificil demais morar aí, e eu sou de Ribeirão Preto, cidade paulista onde as pessoas comem sardinha mas arrota caviar, para não perder a classe. A aristocracia paulista ainda domina.
Bargh.
Beijos

Unknown disse...

Eu já vim aqui algumas vezes ler, através do blog da liginha, mas acho que nunca comentei por falta de intimidade, coisas de gente tímida... rs*
Mas gosto sempre do que leio. Obrigada pelo elogio, é gostoso ter o trabalho reconhecido e admirado, obrigada mesmo.
e volte quando quiser!

Unknown disse...

Agora....



como diria o Faustão, foi forte viu?



putz.