23 de fevereiro de 2006

Silêncio, João Gilberto vai cantar

Ainda no tempo de faculdade, entrevistei o escritor Ruy Castro (autor de três livros sobre a bossa nova) para falar sobre João Gilberto. Lá pelo meio da entrevista, perguntei:

- Ruy, como é que é aquela história que, quando você o entrevistou, ele de repente “sumia” do telefone e voltava 20 minutos depois, como se nada tivesse acontecido?

- - (com voz brava) Pô, Bruno. Não é legal irmos por esse lado folclórico do João. Todos se atentam somente a isso e às suas “esquisitices”, mas isso é o que menos importa.

E não importa mesmo. Há quase um consenso de rotulá-lo como chato, esquisito ou metido.E acabar o assunto por aí. Na verdade, a única forma correta de encerrar a questão sobre o João com uma palavra de efeito é: “gênio”.

João Gilberto nunca ligou para mídia. Nunca abriu concessões à sua arte. Deu somente uma entrevista à imprensa (quando voltou dos EUA, nos anos 1970; com exceção, claro, quando algum repórter conseguiu na marra uma palavrinha dele). Revolucionou o modo do brasileiro cantar e tocar violão. Matou de vez a breguice musical que havia até o começo dos anos 1960. Passou anos praticamente grudado ao violão, desesperado, para encontrar aquela batida que procurava. Sempre quis tocar, só tocar.

Como disse o Ruy Castro na entrevista, “qualquer música babaca estrangeiro vem ao Brasil, pede 500 toalhas no camarim e todo mundo acha normal. João só quer o direito de poder tocar à sua maneira”.

Se ele pede para desligar o ar-condicionado nos shows, é porque o aparelho pode desafinar as cordas do violão. Se se incomoda com o barulho da platéia, é porque canta baixinho, e quer ser ouvido. Não são pedidos à toa. Ele não é uma mercadoria para o público “exigir seu direito” de falar alto no show.

Claro, ninguém é obrigado a gostar dele. Mas é difícil entender como não se pode achar incrível a sua gravação de “Sem Compromisso”, que tô ouvindo agora (“Você só dança com ele, diz que é sem compromisso...”). É para se falar a si mesmo: “Silêncio, João Gilberto vai cantar”.

2 comentários:

Liginha disse...

Gostei muito, muito mesmo desse texto!
Eu não posso deixar de falar que faço parte da turma que acha João Gilberto chato. Claro que isso não tira sua genialidade! Aliás, adoro suas músicas!
Agora, já que vc mencionou aqueles caras que pedem 100 cuecas (sim, cuecas tb!) no camarim ou coisas do gênero, eu nunca entendi aquilo!!! E já desconfiava que não estava sozinha no mundo, rs.

Beijinhos, amore!
Li

Giovanna disse...

"Melhor do que o silêncio, só João."

Caetano Veloso